Friday, March 31, 2006

MRU E MRUV


MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFOME -MRU


Velocidade instantânea

Todos os carros, trens, ônibus e mesmo os aviões têm um instrumento que mede a velocidade: é o velocímetro. Se você olhar para o velocímetro de um carro em movimento e ele estiver marcando 60 km/h, você estará lendo uma velocidade instantânea, ou seja, a velocidade que o veículo tem no instante em que você olha
para o velocímetro.


Velocidade média

Em uma viagem do Rio até São Paulo, por exemplo, a velocidade instantânea de um caminhão varia o tempo todo. Ela é pequena nas curvas, nas subidas e quando a estrada tem muitos buracos. Nas descidas e nas estradas em boas condições, a velocidade instantânea é maior. Para calcular a velocidade média, nós não precisamos saber a velocidade que o velocímetro marcou em cada instante durante a viagem, precisamos conhecer somente a distância percorrida e o tempo total da viagem.
Se um carro, em uma viagem, percorre uma distância de 420 km em 6,0 h, você e, provavelmente, muitas outras pessoas diriam: "o carro desenvolveu, em média, 70 km/h". Este resultado, que foi obtido dividindo-se a distância percorrida (420 km) pelo tempo de viagem (6,0 h), é o que denominamos velocidade. Observe que, durante o movimento, a velocidade do carro pode ter sofrido variações. No exemplo citado, seu valor pode ter sido, às vezes, maior e, outras vezes, menor do que 70 km/h.
Assim, a velocidade instantânea é diferente da velocidade média. A velocidade instantânea é a velocidade do veículo a cada instante, enquanto a velocidade média é uma velocidade calculada para qualquer intervalo de tempo.


Movimento Retilíneo Uniforme ( MRU)

A posição varia em função do tempo, mantendo um razão constante por isso o movimento é chamado de uniforme, ou seja , sua velocidade é constante e o gráfico que representa a posição em função do tempo é uma reta.

A grandeza velocidade é definida matematicamente como:

Velocidade = variação da posição / intervalo de tempo

V = x / t

Sendo que o MRU a velocidade não varia, ela é constante

Função horária da posição x = xo + vt

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.

VM = espaço percorrido/tempo: VM= x / t, onde x representa a distancia e t representa o tempo.




TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE

Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1 km/h = 1000m/3600s = 1/3,6 m/s

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

Variação de espaço ou deslocamento escalar:

quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço. à medida da variação de espaço é portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.

Espaço:
grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor.

Intervalo de tempo:
é a diferença entre o instante posterior e o instante anterior
t: a letra grega delta ( ) indica a diferença entre dois valores da mesma grandeza, neste caso valores de tempo

Variação
um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo

Trajetória:
é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado.



MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO ( MRUV)



A maior parte dos movimentos que observamos não é uniforme. Uma folha que cai de uma árvore e é levada pelo vento; um gato pulando do chão para o muro e do muro para o telhado; ou a água de um rio despencando por uma corredeira. Todos esses são movimentos não-uniformes. Neles, a velocidade de corpos como a folha, o gato ou a água, muda constantemente. Dizemos então que esses movimentos apresentam velocidade variável.
A velocidade é uma grandeza que mostra a rapidez com que um corpo se desloca. Existe também uma grandeza que mostra a rapidez com que a velocidade varia. Essa grandeza é a aceleração.
Podemos observar a variação de velocidade de carros, ônibus, caminhões e aviões no velocímetro desses veículos. Não existe aceleração quando o ponteiro do velocímetro não se move, isto é, quando o velocímetro marca sempre a mesma velocidade. Se o ponteiro do velocímetro está se movendo lentamente, é porque a velocidade está variando lentamente. Nesse caso, a aceleração é pequena. Quando o ponteiro se move rapidamente, a velocidade está variando rapidamente. Aí a aceleração é grande. Assim, para conhecer a aceleração, temos de conhecer a variação de velocidade, e o intervalo de tempo em que ela ocorreu. A variação de velocidade nos diz o quanto ela mudou; e o intervalo de tempo nos diz se essa mudança foi rápida ou lenta.
Consideremos um automóvel, cujo velocímetro esteja indicando, em um certo instante, uma velocidade de 30 km/h. Se, 1 s após, a indicação do velocímetro passar para 35 km/h, podemos dizer que a velocidade do carro variou de 5 km/h em 1 s. Em outras palavras, dizemos que este carro recebeu uma aceleração. O conceito de aceleração está sempre relacionado com uma mudança na velocidade.
No MRUV, variam a posição e a velocidade , sendo que a velocidade varia sempre na mesma razão, por isso o movimento é chamado de uniformemente variado e o gráfico que representa a velocidade em função do tempo é uma reta.
Existe uma das grandezas chamadas de aceleração, que relaciona a variação da velocidade com o tempo.

A grandeza aceleração se define matematicamente como

Aceleração = variação da velocidade / intervalo de tempo

A = v / t

Sendo que no MRUV a aceleração não varia, ela é constante.

Função Horária da posição e da velocidade

Posição é x = xo+ vot + 1/2at²

Velocidade é v= vo + at


ALGUMAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO

a) Uma polegada equivale a 2,54 cm (origem anglo-saxônica)
b) Um pé equivale a 12 polegadas (30,48 cm)
c) Uma jarda equivale a 3 pés (91,4 cm)
d) Uma milha equivale a 1760 jardas (1609 m)
e) um palmo equivale a 22 cm
f) Um cúbito equivale a 3 palmos (66 cm)
g) Uma vara equivale a 5 palmos (1,10 m)
h) Uma braça equivale a 10 palmos ( 2,20 m)
i) Uma légua equivale a 3 mil braças ( 6600 m)
j) Um quilômetro equivale a 1000 m
l) Um are equivale a 100 m²
m) Um alqueire mineiro equivale a 48.400 m²
n) Um alqueire paulista equivale a 24.200m²


EXERCICIOS

1.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador

3.Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7.Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9.Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11.Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12.Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso

13)Um veiculo percorre uma estrada com velocidade constante de 60 km/h . quantos quilômetros ele percorre em 20 minutos ? (R: 20 Km)

14)Se em 20s um trem percorre 600 m em MU, qual é a sua velocidade nesse intervalo de tempo? (R:30m/s).

15)Qual o tempo gasto por um carro que percorre 180 m com velocidade constante de 25 m/s? (R: 7,2)

16)Um trem move-se em uma ferrovia com velocidade constante de 60 km/h . Qauntos quilometros ele percorre em 40 mim? (R:40 km)

17)Dois móveis A e B partem de um mesmo ponto e chegam juntos em um outro ponto. Se B sai depois de A, qual deles gasta mais tempo no percurso entre esse dois pontos? (R:A)

18)Um móvel A percorre 20 m com velocidade constante de 4 m/s. Qual deve ser a velocidade de um móvel B que percorre a mesma distancia gastando um tempo duas vezes maior que o móvel A? (R : 2 m/s)

19)Dois carros percorrem uma mesma estrada no mesmo sentido, com velocidade constante de 12 m/s e 20 m/s num instante t=0 passaram por um mesmo ponto P . Qual será a distancia entre os carros no final de 6 s? (R: 48 m)

20)Um caminhão de 15 m de comprimento está com velocidade constante de 10 m/s e demora 60s para atravessar um túnel. Qual é o comprimento do túnel ? (R: 585 m)

21)Dois automóveis, um a 50 km/h e outro a 80 km/h iniciam uma viajem de 40 km no mesmo instante. O mais rápido chega ao destino quanto tempo antes do outro? (R: 0,3)

22)Uma formiga caminha 6m em 40 s com velocidade constante. Com um terço dessa velocidade ele caminharia quantos metros em 30s (R: 1,5m)

23)Em quantos tempo um trem de 100m de comprimento atravessa um túnel de 900 m de comprimento com velocidade constante de 20m/s? (R: 50 s)

24) Um carro movia-se, em linha reta, com velocidade de 20 m/s quando o motorista pisou nos freios fazendo o carro parar em 5s. A aceleração do carro nesse intervalo de tempo foi de:
a) - 4m/s
b) -1m/s
c) 1 m/s
d) 3 m/s
e) 5 m/s

25) Um móvel parte com velocidade de 4 m/s de um ponto de uma trajetória retilínea com aceleração constante de 5 m/s². Ache sua velocidade no instante 16 s. (resp 84 m/s)

26) O maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua velocidade de 80 km/h para 60 km/h no intervalo de 1 minuto. Determine supondo constante, a aceleração do trem nesse intervalo. (resp -1200 km/h²)

27) Um automóvel correndo com velocidade de 90 km/h, é freado com aceleração constante e para em 5 s. Qual a aceleração introduzida pelos freios (resp – 5 m/s²)

28) Determine com que velocidade devemos lançar um móvel verticalmente para cima que atinja a altura de 500 metros e 20 segundos .(Resp 125 m/s)

29) Abandonando um corpo do alto de uma montanha de 180 metros de altura. Desprezando a resistência do ar e adotando g=10 m/s²
a) O tempo gasto pelo corpo para atingir o solo (resp 6s)
b) A velocidade do corpo ao atingir o solo (Resp 60m/s)

30) Um móvel obedece a equação horária X=6+10t+2t², no sistema internacional a velocidade inicial e a aceleração desse móvel são respectivamente
a) 6 m/s e 2 m/s²
b) 6 m/s e 10 m/s²
c) 10 m/s e 6 m/s²
d) 10 m/s e 4 m/s²
e) 10 m/s e 12 m/s²

31) Um automóvel que vinha a 25 m/s freou e parou em 25 s. O valor em módulo, da aceleração escalar média do automóvel, durante a freada foi de:
a) zero
b) 1,0 m/s²
c) 3,0 m/s²
d) 3,6 m/s²
e) 4,0 m/s²

32) Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?

33) Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento

34) Em 2,5 segundos, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a sua aceleração?

35) Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

36) Um rapaz estava dirigindo um carro a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios ao carro.

37) Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s=10+2t (no SI). Pede-se: A) sua posição inicial; B) sua velocidade.

38) posição de um móvel varia com o tempo, obedecendo à função horária s = 30 + 10t, no S.I. Determine a posição inicial e a velocidade do móvel.

39) Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo à função horária s = -5 + 20t, no S.I. Determine: A) a posição inicial da partícula; B) a velocidade da partícula; C) a posição da partícula no instante t = 5 s.

40) Um móvel movimenta-se de acordo com a função horária s = 20 + 4 t, sendo a posição medida em metros e o tempo, em segundos. Determine sua posição depois de 10 segundos.

41) Um ponto material movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s = 10 + 2t (no SI). Determine o instante em que o ponto material passa pela posição 36 m?

42) Um ponto material movimenta-se segundo a função horária s = 8 + 3t (no SI). Determine o instante em que o ponto material passa pela posição 35 m.

43) Um móvel passa pela posição 10 m no instante zero (t0 = 0) com a velocidade de +5 m/s. Escreva a função horária desse movimento.

44) Um móvel movimenta-se sobre uma trajetória retilínea, no sentido da trajetória, com velocidade constante de 2 m/s. Sabe-se que no instante inicial o móvel se encontra numa posição a 40 m do lado positivo da origem. Determine a função horária das posições para este móvel.


45) Um móvel obedece a função horária s = 5 + 2t (no S.I). A) Determine a posição do móvel quando t = 7 s. B) Em que instante o móvel passa pela posição s = 25 m?

46) A função horária s = 50 - 10t (no S.I) é válida para o movimento de um ponto material.
a) Determine em que instante o ponto material passa pela origem da trajetória.
b) Determine a posição quando t = 10 s.

47) Um avião a jato, partindo do repouso. é submetido a uma aceleração constante de 4 m/s². Qual o intervalo de tempo de aplicação desta aceleração para que o jato atinja a velocidade de decolagem de 160 m/s ? Qual a distância percorrida até a decolagem?
a) 80s e 400m
b) 20s e 1600m
c) 20s e 3200m
d) 40s e 1600m
e) 40s e 3200m

48)(UNIPAC-96) Uma pessoa se desloca sobre uma esteira rolante com velocidade de 4Km/h. A esteira se desloca no mesmo sentido, a 6 Km/h. Em relação à terra, a pessoa se desloca com velocidade:
a. 24 Km/h
b. 4 Km/h
c. 14 Km/h
d. 2 Km/h
e. 10 Km/h (X)

49)(UNIPAC-97) Quando dois veículos que se movem, ambos com velocidades constantes, um em direção ao outro, a distância entre eles diminui 40 m em cada segundo. Se, sem alterar os módulos das velocidades, moverem-se ambos no mesmo sentido, suas posições relativas variam de 40 m em 10 segundos. Pode-se afirmar que os veículos possuem velocidades :
a. 18 m/s e 22m/s (X)
b. 40 m/s e 36m/s
c. 36 m/s e 4m/s
d. impossível determinar

50)(DIREITO/C.L.-97) Um automóvel se move com velocidade constante igual a 112 km/h, numa estrada plana e reta. Uma cerca longa, com postes espaçados de 4 m, margeia esta estrada. Considerando o referencial no automóvel, pode-se afirmar que o número de postes que passam pelo carro, por segundo, é de:
a. 3 a 4
b. 5 a 6
c. 7 a 8 (X)
d. 20 a 21
e. 72 a 73

51)(UFMG) Um automóvel viaja a 20 Km/h durante a primeira hora e a 30Km/h nas duas horas seguintes. Sua velocidade média durante as três primeiras horas, em km/h, é:
a. 20
b. 30
c. 31
d. 25
e. 27 (X)

52)( UFMG ) Um automóvel cobriu uma distância de 100 Km, percorrendo nas três primeiras horas 60 Km e na hora seguinte, os restantes 40Km. A velocidade do automóvel foi, em Km/h:
a. 20
b. 30
c. 50
d. 25 (X)
e. 100

53)( UFMG- 93 ) Uma escola de samba, ao se movimentar numa rua reta e muito extensa, mantém um comprimento constante de 2Km. Se ela gasta 90 minutos para passar por uma arquibancada de 1 Km de comprimento, sua velocidade deve ser:
a. 2/3 Km/h
b. 1 Km/h
c. 4/3 Km/h
d. 2 Km/h (X)
e. 3 Km/h

54) Um motorista gasta 0,6 s para ver que o carro da frente parou e pisar nos freios. Um motorista com reflexos mais lentos, gasta 0,8s para efetuar a mesma ação. Se os carros movem-se a 90 km/h (ou seja 25 m/s ), qual a distancia o segundo carro percorrerá a mais do que o primeiro até parar, por conta dessa diferença de reflexo ?
a) 0,4 m
b) 2,0 m
c) 4,2 m
d) 5,0 m (X)
e) 6,2 m

55) O guepardo é o mais veloz animal terrestre e tem, quando adulto, uma massa de aproximadamente 60 kg . Ele consegue acelerar de zero a 72 km/h (ou 20 m/s) em 2 segundos. Qual a força média que ele precisa exercer para conseguir esta aceleração?
a) 150 N
b) 270 N________________Dados a= ΔV / Δ t
c) 400 N________________F = m . a
d) 510 N
e) 600 N (X)

56) Uma pedra é lançada verticalmente para cima. Com relação ao movimento desta pedra, é correto afirmar que,durante a
a) subida, a velocidade aumenta
b) subida, a aceleração aumenta
c) subida ,a velocidade permanece constante
d) descida, a aceleração é nula
e) descida, a velocidade aumenta. (X)

57) Na viagem da missão Apollo 15, o astronauta David R. Scott abandonou na lua, diante da câmera, ao mesmo tempo e da mesma altura do chão, um martelo e uma pena de falcão dizendo “ Estou realizando a experiência que Galilleu Galilei, gostaria de ter realizado há uns quatro séculos para demonstrar que suas idéias eram corretas” de acordo com as idéias de Galileu, e lembrando que na lua não existe ar é correto afimar que nessa experiência.
a) o martelo e a pena chegaram juntos ao chão. (X)
b) a pena chegou ao chão depois do martelo.
c) A pena chegou ao chão antes do martelo
d) O martelo chegou ao chão e a pena ficou flutuando
e) A pena chegou ao chão e o martelo ficou flutuando

58) Testes realizados com o carro Gol mostraram que ele vai de 0 a 100 km/h em 10s. Calcule a aceleração media aproximada do veiculo nesse intervalo de tempo. (adote 100 km/h = 28 m/s)
a) 2,0 m/s²
b) 2,8 m/s² (X)
c) 4,1 m/s²
d) 5,3 m/s²
e) 8,1 m/s²

59) O nadador Alexandre Massura detém o recorde do campeonato brasileiro de natação com o tempo de 26s para os 50m, nado de costas. Utilizando essa informação determine a velocidade média, aproximada do nadador brasileiro durante o campeonato.
a) 1,01 m/s
b) 1,92 m/s (X)
c) 2,48 m/s
d) 3,15 m/s
e) 4,11 m/s

60) Devido a um congestionamento, alguns veículos gastavam 5h para percorrer distância de 80 km entre duas cidades. A velocidade média desses veículos em km/h era de :
a) 400
b) 120
c) 60
d) 16 (X)
e) 10

61)observando a equação horária de um determinado movimento ( x= 20 + 5t + 2t²) podemos afirmar que a velocidade inicial é (SI)
a) 20 m/s
b) 2 m/s
c) 5 m/s
d) 10 m/s
e) 30 m/s

62) Um avião a jato, partindo do repouso. é submetido a uma aceleração constante de 4 m/s². Qual o intervalo de tempo de aplicação desta aceleração para que o jato atinja a velocidade de decolagem de 160 m/s ? Qual a distância percorrida até a decolagem?
a) 80s e 400m
b) 20s e 1600m
c) 20s e 3200m
d) 40s e 1600m
e) 40s e 3200m

63)Uma formiga caminha 6 m em 40 s , com velocidade constante. Com um terço dessa velocidade, ela caminharia quantos metros, em 30 s?
a) 3m
b) 2m
c) 1,8 m
d) 1,3 m
e) 1,5 m

64) Do alto de uma torre de 125 m de altura, deixa-se cair um corpo. Sendo g=10 m/s², determine o tempo de queda e a velocidade com que bate no solo?
a) 3 s e 50 m/s
b) 5 s e 50 m/s
c) 3 s e 45 m/s
d) 5 s e 45 m/s
e) 4 s e 12,5 m/s

65) Um corpo é lançado verticalmente para cima, no vácuo com uma velocidade inicial de 50 m/s num local onde g = 10 m/s². Em que instante da descida o corpo passa por um ponto da trajetória situado a 45 m do solo?

66) Um móvel é lançado verticalmente com velocidade inicial de 40m/s desprezando a resistência do ar e adotando g= 10 m/s² calcule
a) O tempo gasto pelo corpo para atingir a altura máxima
b) A altura máxima em relação ao solo
c) O tempo gasto pelo corpo para retornar ao solo
d) A velocidade ao tocar o solo

67) Uma bola é lançada de baixo para cima de uma altura de 25 metros em relação ao solo com velocidade de 20 m/s Adotando g= 10 m/s² Calcule
a) O tempo de subida
b) A altura máxima em relação ao solo
c) O tempo gasto para atingir o solo

68)Um móvel é lançado verticalmente para cima e retorna ao local de lançamento após 12 segundos adotando g= 10m/s² calcule
a) a velocidade de lançamento
b) a altura máxima atingida em relação ao solo

69) Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades A e B, distantes 108 km, em 90 minutos. A velocidade media do ônibus em m/s nesse trecho da viagem é
a) 10
b) 15
c) 30
d) 25
e) 20

70) Um atleta, fazendo treinamento físico, percorre uma pista retangular em 100m de largura por 200m de comprimento. Se o atleta mantém velocidade constante e igual a 4m/s para dar uma volta completa ele demora
a) 2 minutos e 30 segundos
b) 1 minuto e 30 segundos
c) 2 minutos
d) 1 minuto
e) 3 minuto

71) A equação da velocidade de um móvel em movimento retilíneo é dada por V= 50 -4t, no sistema internacional. A velocidade desse móvel no instante 5 segundos é
a) 50 m/s
b) 40 m/s
c) 30 m/s
d) 60 m/s
e) 70 m/s

72)Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

73) Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200

74) Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

75) Um veiculo mantêm uma velocidade constante de 60 km/h. Em 45 minutos ele percorre uma distancia de
a) 30 km
b) 35km
c) 40km
d) 50km
e) 45km

76) A quantidade de movimento de um corpo é dada pelo produto de sua massa por sua velocidade (Q=m.v). A partir dessa informação, determine a quantidade de movimento que a bola de futebol de massa (m) 0,45 Kg adquire ao ser chutada durante a cobrança de um pênalti . Sabe-se que a velocidade (v) atinfida é de 50 m/s
a) 2,25 Kg.m/s
b) 22,5 Kg.m/s (x)
c) 225 Kg.m/s
d) 2250 Kg.m/s
e) 22500 Kg.m/s

77) Um automóvel que vinha a 25 m/s freou e parou em 25 s. O valor em módulo, da aceleração escalar média do automóvel, durante a freada foi de:
a) zero
b) 1,0 m/s²
c) 3,0 m/s²
d) 3,6 m/s²
e) 4,0 m/s²

78) Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?

79) Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento

80) Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

81) Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo à função horária s = -5 + 20t, no S.I. Determine:
A) a posição inicial da partícula;
B) a velocidade da partícula;
C) a posição da partícula no instante t = 5 s.

22 Comments:

At 4:13 AM, Blogger Daiane said...

oie eu tenho 15 anos meu nome é daiane e eu estudo numa escola publica e no meu 1° ano aprendi mto com meu professor de fisica e comecei a me interessar pelo assunto do mundo da fisica e matematica .Bem tdo q ta sendu explicado na pagina eu ja fiz e vim aqui para rever as lições anteriores quero fazer uma faculadade de fisica ou quimica e queria saber sobre um cursinho para eu estar fazendo sobre o assunto.....mto obrigado .

 
At 3:32 PM, Blogger vanessa said...

oi eu tenho 32 anos me chamo vanessa estudo no 1 ano do segundo tenho muita dificuldade de entender fisica m r u como calcula e de entender as questões para pode resolver por favor voceis podem me ajudar.
desde de ja agradeço.

 
At 7:01 AM, Blogger gabrielnolleto said...

adorei as questões me ajudou mto nas provas..
vlw

 
At 10:07 AM, Blogger Fernando Varão said...

MUITO BOM SEU BLOG

 
At 8:54 AM, Blogger Alessandra said...

Boa tarde!
Gostei muito das questões, elas estão me ajudando a estudar para a prova!
Mas, eu gostaria de conferir meus resultados com um gabarito, é possível?

Grata,
Alessandra Sbardelati Cizeski

 
At 12:00 PM, Blogger Olga said...

aaaaiiin *-* , muito obrigada. Estava confusa com esse assunto, mas agora sim consegui entender. Obrigada mesmo

 
At 9:26 AM, Blogger Júlia said...

tem o gabarito dessas questoes no site?

 
At 9:44 PM, Blogger Lilith said...

valeu mesmo, me ajudou pra caramba essas questões :*

 
At 2:39 PM, Blogger ademar said...

meu nome é afonso 13 anos e ñ entendia nada de mru e nem mruv valew aew pelas explicações me ajudou muito

 
At 6:59 AM, Blogger cαmillα said...

amr ql é o teu nome ?

 
At 3:30 AM, Blogger Thex said...

1 ano do segundo???
Enfim, Velocidade média é o primeiro tema da fisica, antes de escolher fazer um curso, o aconselhavel seria estudadar um pouco mais de fisica e saber se é realmente o que você, no Brasil, os alunos não gostam e não conseguem pensar (não conseguem msm) qualquer pessoa que tenha um bom raciocinio lógico se destaca dos outros alunos, seria bom perguntar sobre um curso para o seu professor.

 
At 3:31 AM, Blogger Thex said...

você quer.

 
At 12:58 PM, Blogger leti yasmin said...

no exercicio 20/21 tá escrito VIAJEM
"viajem" é com G!
viajar é com J ..
¬¬'
ah, mais uma coisinha, toda resposta tem que ter se é m/s, km/h, s..
como eu vou saber qual é a resposta? R:5 . 5 o q? bananas? cebolas? m/s..?
O resto tá óotemo..
brigadinha e dsclpa qlqr coisa..

 
At 3:53 PM, Blogger Thex said...

Eu não acho, é pra isso que existe o sistema internacional de unidades, então se o exercício não diz se é m/s ou km/h, segue a forma como as questões foram dadas.

 
At 4:19 PM, Blogger Mega MEC said...

Oie, meu nome é Leo, tenho 14 e to no 1º ano do E.M., no COTUCA.

uau, cara, ajudou mto msm, vlw.

+ dá pra colocar uns exercícios + complexos? eu tenho umas provas que são difíceis no COTUCA. esses ai da pra fazer de cabeça.

 
At 4:22 PM, Blogger Leonardo said...

oie, to no COTUCA, 1º do E.M. e tenho 14 anos.
vlw cara, ajudou mto.
+ da pra postar uns exercicios + complexos? esses ai da pra fazer de cabeça. ´reciso treinar pra minha prova. ta aki meu e-mail, se + alguem quiser ajudar: leomonescarlate@gmail.com

 
At 2:05 PM, Blogger Pedroca said...

Pedro dos Anjos..15 anos
Bom, já sabia um pouco sobre física, e ja tinha feito todos meus exercicois do livo sobre MRU e MRUV,com isso procurei na net e axei vocÊs , com essas quesões muio boas , e espero que elas me ajudem na prova..kkkk'

 
At 12:12 PM, Blogger FerNanDo Fotoblog said...

algums exercicios desse site cairam na minha prova de ensino Médio hehe,mas esse site esta me ajudando muito tambem.obrigado

 
At 7:45 PM, Blogger Dedeh said...

Nossa isso ta me ajudando um monte,vlw mesmo, tenho prova de física amanha e não sabia nada agora to entendendo bm mais...

 
At 5:47 PM, Blogger Prih_Amaral said...

Muito boa a explicaçao! foi bem útil!

 
At 10:33 AM, Blogger Stefanie said...

This comment has been removed by the author.

 
At 10:35 AM, Blogger Stefanie said...

Adorei o modo como você explicou a diferença entre MRU e MRUV, ajudou muito e tirou minhas dúvidas com relação a diferença entre eles.
Obrigada.

 

Post a Comment

<< Home