Friday, March 31, 2006

MRU E MRUV


MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFOME -MRU


Velocidade instantânea

Todos os carros, trens, ônibus e mesmo os aviões têm um instrumento que mede a velocidade: é o velocímetro. Se você olhar para o velocímetro de um carro em movimento e ele estiver marcando 60 km/h, você estará lendo uma velocidade instantânea, ou seja, a velocidade que o veículo tem no instante em que você olha
para o velocímetro.


Velocidade média

Em uma viagem do Rio até São Paulo, por exemplo, a velocidade instantânea de um caminhão varia o tempo todo. Ela é pequena nas curvas, nas subidas e quando a estrada tem muitos buracos. Nas descidas e nas estradas em boas condições, a velocidade instantânea é maior. Para calcular a velocidade média, nós não precisamos saber a velocidade que o velocímetro marcou em cada instante durante a viagem, precisamos conhecer somente a distância percorrida e o tempo total da viagem.
Se um carro, em uma viagem, percorre uma distância de 420 km em 6,0 h, você e, provavelmente, muitas outras pessoas diriam: "o carro desenvolveu, em média, 70 km/h". Este resultado, que foi obtido dividindo-se a distância percorrida (420 km) pelo tempo de viagem (6,0 h), é o que denominamos velocidade. Observe que, durante o movimento, a velocidade do carro pode ter sofrido variações. No exemplo citado, seu valor pode ter sido, às vezes, maior e, outras vezes, menor do que 70 km/h.
Assim, a velocidade instantânea é diferente da velocidade média. A velocidade instantânea é a velocidade do veículo a cada instante, enquanto a velocidade média é uma velocidade calculada para qualquer intervalo de tempo.


Movimento Retilíneo Uniforme ( MRU)

A posição varia em função do tempo, mantendo um razão constante por isso o movimento é chamado de uniforme, ou seja , sua velocidade é constante e o gráfico que representa a posição em função do tempo é uma reta.

A grandeza velocidade é definida matematicamente como:

Velocidade = variação da posição / intervalo de tempo

V = x / t

Sendo que o MRU a velocidade não varia, ela é constante

Função horária da posição x = xo + vt

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.

VM = espaço percorrido/tempo: VM= x / t, onde x representa a distancia e t representa o tempo.




TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE

Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6.

1 km/h = 1000m/3600s = 1/3,6 m/s

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

Variação de espaço ou deslocamento escalar:

quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço. à medida da variação de espaço é portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.

Espaço:
grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor.

Intervalo de tempo:
é a diferença entre o instante posterior e o instante anterior
t: a letra grega delta ( ) indica a diferença entre dois valores da mesma grandeza, neste caso valores de tempo

Variação
um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo

Trajetória:
é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado.



MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO ( MRUV)



A maior parte dos movimentos que observamos não é uniforme. Uma folha que cai de uma árvore e é levada pelo vento; um gato pulando do chão para o muro e do muro para o telhado; ou a água de um rio despencando por uma corredeira. Todos esses são movimentos não-uniformes. Neles, a velocidade de corpos como a folha, o gato ou a água, muda constantemente. Dizemos então que esses movimentos apresentam velocidade variável.
A velocidade é uma grandeza que mostra a rapidez com que um corpo se desloca. Existe também uma grandeza que mostra a rapidez com que a velocidade varia. Essa grandeza é a aceleração.
Podemos observar a variação de velocidade de carros, ônibus, caminhões e aviões no velocímetro desses veículos. Não existe aceleração quando o ponteiro do velocímetro não se move, isto é, quando o velocímetro marca sempre a mesma velocidade. Se o ponteiro do velocímetro está se movendo lentamente, é porque a velocidade está variando lentamente. Nesse caso, a aceleração é pequena. Quando o ponteiro se move rapidamente, a velocidade está variando rapidamente. Aí a aceleração é grande. Assim, para conhecer a aceleração, temos de conhecer a variação de velocidade, e o intervalo de tempo em que ela ocorreu. A variação de velocidade nos diz o quanto ela mudou; e o intervalo de tempo nos diz se essa mudança foi rápida ou lenta.
Consideremos um automóvel, cujo velocímetro esteja indicando, em um certo instante, uma velocidade de 30 km/h. Se, 1 s após, a indicação do velocímetro passar para 35 km/h, podemos dizer que a velocidade do carro variou de 5 km/h em 1 s. Em outras palavras, dizemos que este carro recebeu uma aceleração. O conceito de aceleração está sempre relacionado com uma mudança na velocidade.
No MRUV, variam a posição e a velocidade , sendo que a velocidade varia sempre na mesma razão, por isso o movimento é chamado de uniformemente variado e o gráfico que representa a velocidade em função do tempo é uma reta.
Existe uma das grandezas chamadas de aceleração, que relaciona a variação da velocidade com o tempo.

A grandeza aceleração se define matematicamente como

Aceleração = variação da velocidade / intervalo de tempo

A = v / t

Sendo que no MRUV a aceleração não varia, ela é constante.

Função Horária da posição e da velocidade

Posição é x = xo+ vot + 1/2at²

Velocidade é v= vo + at


ALGUMAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO

a) Uma polegada equivale a 2,54 cm (origem anglo-saxônica)
b) Um pé equivale a 12 polegadas (30,48 cm)
c) Uma jarda equivale a 3 pés (91,4 cm)
d) Uma milha equivale a 1760 jardas (1609 m)
e) um palmo equivale a 22 cm
f) Um cúbito equivale a 3 palmos (66 cm)
g) Uma vara equivale a 5 palmos (1,10 m)
h) Uma braça equivale a 10 palmos ( 2,20 m)
i) Uma légua equivale a 3 mil braças ( 6600 m)
j) Um quilômetro equivale a 1000 m
l) Um are equivale a 100 m²
m) Um alqueire mineiro equivale a 48.400 m²
n) Um alqueire paulista equivale a 24.200m²


EXERCICIOS

1.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador

3.Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4.Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5.Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6.No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7.Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8.Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9.Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10.Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11.Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12.Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso

13)Um veiculo percorre uma estrada com velocidade constante de 60 km/h . quantos quilômetros ele percorre em 20 minutos ? (R: 20 Km)

14)Se em 20s um trem percorre 600 m em MU, qual é a sua velocidade nesse intervalo de tempo? (R:30m/s).

15)Qual o tempo gasto por um carro que percorre 180 m com velocidade constante de 25 m/s? (R: 7,2)

16)Um trem move-se em uma ferrovia com velocidade constante de 60 km/h . Qauntos quilometros ele percorre em 40 mim? (R:40 km)

17)Dois móveis A e B partem de um mesmo ponto e chegam juntos em um outro ponto. Se B sai depois de A, qual deles gasta mais tempo no percurso entre esse dois pontos? (R:A)

18)Um móvel A percorre 20 m com velocidade constante de 4 m/s. Qual deve ser a velocidade de um móvel B que percorre a mesma distancia gastando um tempo duas vezes maior que o móvel A? (R : 2 m/s)

19)Dois carros percorrem uma mesma estrada no mesmo sentido, com velocidade constante de 12 m/s e 20 m/s num instante t=0 passaram por um mesmo ponto P . Qual será a distancia entre os carros no final de 6 s? (R: 48 m)

20)Um caminhão de 15 m de comprimento está com velocidade constante de 10 m/s e demora 60s para atravessar um túnel. Qual é o comprimento do túnel ? (R: 585 m)

21)Dois automóveis, um a 50 km/h e outro a 80 km/h iniciam uma viajem de 40 km no mesmo instante. O mais rápido chega ao destino quanto tempo antes do outro? (R: 0,3)

22)Uma formiga caminha 6m em 40 s com velocidade constante. Com um terço dessa velocidade ele caminharia quantos metros em 30s (R: 1,5m)

23)Em quantos tempo um trem de 100m de comprimento atravessa um túnel de 900 m de comprimento com velocidade constante de 20m/s? (R: 50 s)

24) Um carro movia-se, em linha reta, com velocidade de 20 m/s quando o motorista pisou nos freios fazendo o carro parar em 5s. A aceleração do carro nesse intervalo de tempo foi de:
a) - 4m/s
b) -1m/s
c) 1 m/s
d) 3 m/s
e) 5 m/s

25) Um móvel parte com velocidade de 4 m/s de um ponto de uma trajetória retilínea com aceleração constante de 5 m/s². Ache sua velocidade no instante 16 s. (resp 84 m/s)

26) O maquinista aciona os freios de um trem, reduzindo sua velocidade de 80 km/h para 60 km/h no intervalo de 1 minuto. Determine supondo constante, a aceleração do trem nesse intervalo. (resp -1200 km/h²)

27) Um automóvel correndo com velocidade de 90 km/h, é freado com aceleração constante e para em 5 s. Qual a aceleração introduzida pelos freios (resp – 5 m/s²)

28) Determine com que velocidade devemos lançar um móvel verticalmente para cima que atinja a altura de 500 metros e 20 segundos .(Resp 125 m/s)

29) Abandonando um corpo do alto de uma montanha de 180 metros de altura. Desprezando a resistência do ar e adotando g=10 m/s²
a) O tempo gasto pelo corpo para atingir o solo (resp 6s)
b) A velocidade do corpo ao atingir o solo (Resp 60m/s)

30) Um móvel obedece a equação horária X=6+10t+2t², no sistema internacional a velocidade inicial e a aceleração desse móvel são respectivamente
a) 6 m/s e 2 m/s²
b) 6 m/s e 10 m/s²
c) 10 m/s e 6 m/s²
d) 10 m/s e 4 m/s²
e) 10 m/s e 12 m/s²

31) Um automóvel que vinha a 25 m/s freou e parou em 25 s. O valor em módulo, da aceleração escalar média do automóvel, durante a freada foi de:
a) zero
b) 1,0 m/s²
c) 3,0 m/s²
d) 3,6 m/s²
e) 4,0 m/s²

32) Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?

33) Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento

34) Em 2,5 segundos, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a sua aceleração?

35) Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

36) Um rapaz estava dirigindo um carro a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios ao carro.

37) Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s=10+2t (no SI). Pede-se: A) sua posição inicial; B) sua velocidade.

38) posição de um móvel varia com o tempo, obedecendo à função horária s = 30 + 10t, no S.I. Determine a posição inicial e a velocidade do móvel.

39) Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo à função horária s = -5 + 20t, no S.I. Determine: A) a posição inicial da partícula; B) a velocidade da partícula; C) a posição da partícula no instante t = 5 s.

40) Um móvel movimenta-se de acordo com a função horária s = 20 + 4 t, sendo a posição medida em metros e o tempo, em segundos. Determine sua posição depois de 10 segundos.

41) Um ponto material movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s = 10 + 2t (no SI). Determine o instante em que o ponto material passa pela posição 36 m?

42) Um ponto material movimenta-se segundo a função horária s = 8 + 3t (no SI). Determine o instante em que o ponto material passa pela posição 35 m.

43) Um móvel passa pela posição 10 m no instante zero (t0 = 0) com a velocidade de +5 m/s. Escreva a função horária desse movimento.

44) Um móvel movimenta-se sobre uma trajetória retilínea, no sentido da trajetória, com velocidade constante de 2 m/s. Sabe-se que no instante inicial o móvel se encontra numa posição a 40 m do lado positivo da origem. Determine a função horária das posições para este móvel.


45) Um móvel obedece a função horária s = 5 + 2t (no S.I). A) Determine a posição do móvel quando t = 7 s. B) Em que instante o móvel passa pela posição s = 25 m?

46) A função horária s = 50 - 10t (no S.I) é válida para o movimento de um ponto material.
a) Determine em que instante o ponto material passa pela origem da trajetória.
b) Determine a posição quando t = 10 s.

47) Um avião a jato, partindo do repouso. é submetido a uma aceleração constante de 4 m/s². Qual o intervalo de tempo de aplicação desta aceleração para que o jato atinja a velocidade de decolagem de 160 m/s ? Qual a distância percorrida até a decolagem?
a) 80s e 400m
b) 20s e 1600m
c) 20s e 3200m
d) 40s e 1600m
e) 40s e 3200m

48)(UNIPAC-96) Uma pessoa se desloca sobre uma esteira rolante com velocidade de 4Km/h. A esteira se desloca no mesmo sentido, a 6 Km/h. Em relação à terra, a pessoa se desloca com velocidade:
a. 24 Km/h
b. 4 Km/h
c. 14 Km/h
d. 2 Km/h
e. 10 Km/h (X)

49)(UNIPAC-97) Quando dois veículos que se movem, ambos com velocidades constantes, um em direção ao outro, a distância entre eles diminui 40 m em cada segundo. Se, sem alterar os módulos das velocidades, moverem-se ambos no mesmo sentido, suas posições relativas variam de 40 m em 10 segundos. Pode-se afirmar que os veículos possuem velocidades :
a. 18 m/s e 22m/s (X)
b. 40 m/s e 36m/s
c. 36 m/s e 4m/s
d. impossível determinar

50)(DIREITO/C.L.-97) Um automóvel se move com velocidade constante igual a 112 km/h, numa estrada plana e reta. Uma cerca longa, com postes espaçados de 4 m, margeia esta estrada. Considerando o referencial no automóvel, pode-se afirmar que o número de postes que passam pelo carro, por segundo, é de:
a. 3 a 4
b. 5 a 6
c. 7 a 8 (X)
d. 20 a 21
e. 72 a 73

51)(UFMG) Um automóvel viaja a 20 Km/h durante a primeira hora e a 30Km/h nas duas horas seguintes. Sua velocidade média durante as três primeiras horas, em km/h, é:
a. 20
b. 30
c. 31
d. 25
e. 27 (X)

52)( UFMG ) Um automóvel cobriu uma distância de 100 Km, percorrendo nas três primeiras horas 60 Km e na hora seguinte, os restantes 40Km. A velocidade do automóvel foi, em Km/h:
a. 20
b. 30
c. 50
d. 25 (X)
e. 100

53)( UFMG- 93 ) Uma escola de samba, ao se movimentar numa rua reta e muito extensa, mantém um comprimento constante de 2Km. Se ela gasta 90 minutos para passar por uma arquibancada de 1 Km de comprimento, sua velocidade deve ser:
a. 2/3 Km/h
b. 1 Km/h
c. 4/3 Km/h
d. 2 Km/h (X)
e. 3 Km/h

54) Um motorista gasta 0,6 s para ver que o carro da frente parou e pisar nos freios. Um motorista com reflexos mais lentos, gasta 0,8s para efetuar a mesma ação. Se os carros movem-se a 90 km/h (ou seja 25 m/s ), qual a distancia o segundo carro percorrerá a mais do que o primeiro até parar, por conta dessa diferença de reflexo ?
a) 0,4 m
b) 2,0 m
c) 4,2 m
d) 5,0 m (X)
e) 6,2 m

55) O guepardo é o mais veloz animal terrestre e tem, quando adulto, uma massa de aproximadamente 60 kg . Ele consegue acelerar de zero a 72 km/h (ou 20 m/s) em 2 segundos. Qual a força média que ele precisa exercer para conseguir esta aceleração?
a) 150 N
b) 270 N________________Dados a= ΔV / Δ t
c) 400 N________________F = m . a
d) 510 N
e) 600 N (X)

56) Uma pedra é lançada verticalmente para cima. Com relação ao movimento desta pedra, é correto afirmar que,durante a
a) subida, a velocidade aumenta
b) subida, a aceleração aumenta
c) subida ,a velocidade permanece constante
d) descida, a aceleração é nula
e) descida, a velocidade aumenta. (X)

57) Na viagem da missão Apollo 15, o astronauta David R. Scott abandonou na lua, diante da câmera, ao mesmo tempo e da mesma altura do chão, um martelo e uma pena de falcão dizendo “ Estou realizando a experiência que Galilleu Galilei, gostaria de ter realizado há uns quatro séculos para demonstrar que suas idéias eram corretas” de acordo com as idéias de Galileu, e lembrando que na lua não existe ar é correto afimar que nessa experiência.
a) o martelo e a pena chegaram juntos ao chão. (X)
b) a pena chegou ao chão depois do martelo.
c) A pena chegou ao chão antes do martelo
d) O martelo chegou ao chão e a pena ficou flutuando
e) A pena chegou ao chão e o martelo ficou flutuando

58) Testes realizados com o carro Gol mostraram que ele vai de 0 a 100 km/h em 10s. Calcule a aceleração media aproximada do veiculo nesse intervalo de tempo. (adote 100 km/h = 28 m/s)
a) 2,0 m/s²
b) 2,8 m/s² (X)
c) 4,1 m/s²
d) 5,3 m/s²
e) 8,1 m/s²

59) O nadador Alexandre Massura detém o recorde do campeonato brasileiro de natação com o tempo de 26s para os 50m, nado de costas. Utilizando essa informação determine a velocidade média, aproximada do nadador brasileiro durante o campeonato.
a) 1,01 m/s
b) 1,92 m/s (X)
c) 2,48 m/s
d) 3,15 m/s
e) 4,11 m/s

60) Devido a um congestionamento, alguns veículos gastavam 5h para percorrer distância de 80 km entre duas cidades. A velocidade média desses veículos em km/h era de :
a) 400
b) 120
c) 60
d) 16 (X)
e) 10

61)observando a equação horária de um determinado movimento ( x= 20 + 5t + 2t²) podemos afirmar que a velocidade inicial é (SI)
a) 20 m/s
b) 2 m/s
c) 5 m/s
d) 10 m/s
e) 30 m/s

62) Um avião a jato, partindo do repouso. é submetido a uma aceleração constante de 4 m/s². Qual o intervalo de tempo de aplicação desta aceleração para que o jato atinja a velocidade de decolagem de 160 m/s ? Qual a distância percorrida até a decolagem?
a) 80s e 400m
b) 20s e 1600m
c) 20s e 3200m
d) 40s e 1600m
e) 40s e 3200m

63)Uma formiga caminha 6 m em 40 s , com velocidade constante. Com um terço dessa velocidade, ela caminharia quantos metros, em 30 s?
a) 3m
b) 2m
c) 1,8 m
d) 1,3 m
e) 1,5 m

64) Do alto de uma torre de 125 m de altura, deixa-se cair um corpo. Sendo g=10 m/s², determine o tempo de queda e a velocidade com que bate no solo?
a) 3 s e 50 m/s
b) 5 s e 50 m/s
c) 3 s e 45 m/s
d) 5 s e 45 m/s
e) 4 s e 12,5 m/s

65) Um corpo é lançado verticalmente para cima, no vácuo com uma velocidade inicial de 50 m/s num local onde g = 10 m/s². Em que instante da descida o corpo passa por um ponto da trajetória situado a 45 m do solo?

66) Um móvel é lançado verticalmente com velocidade inicial de 40m/s desprezando a resistência do ar e adotando g= 10 m/s² calcule
a) O tempo gasto pelo corpo para atingir a altura máxima
b) A altura máxima em relação ao solo
c) O tempo gasto pelo corpo para retornar ao solo
d) A velocidade ao tocar o solo

67) Uma bola é lançada de baixo para cima de uma altura de 25 metros em relação ao solo com velocidade de 20 m/s Adotando g= 10 m/s² Calcule
a) O tempo de subida
b) A altura máxima em relação ao solo
c) O tempo gasto para atingir o solo

68)Um móvel é lançado verticalmente para cima e retorna ao local de lançamento após 12 segundos adotando g= 10m/s² calcule
a) a velocidade de lançamento
b) a altura máxima atingida em relação ao solo

69) Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades A e B, distantes 108 km, em 90 minutos. A velocidade media do ônibus em m/s nesse trecho da viagem é
a) 10
b) 15
c) 30
d) 25
e) 20

70) Um atleta, fazendo treinamento físico, percorre uma pista retangular em 100m de largura por 200m de comprimento. Se o atleta mantém velocidade constante e igual a 4m/s para dar uma volta completa ele demora
a) 2 minutos e 30 segundos
b) 1 minuto e 30 segundos
c) 2 minutos
d) 1 minuto
e) 3 minuto

71) A equação da velocidade de um móvel em movimento retilíneo é dada por V= 50 -4t, no sistema internacional. A velocidade desse móvel no instante 5 segundos é
a) 50 m/s
b) 40 m/s
c) 30 m/s
d) 60 m/s
e) 70 m/s

72)Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

73) Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200

74) Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

75) Um veiculo mantêm uma velocidade constante de 60 km/h. Em 45 minutos ele percorre uma distancia de
a) 30 km
b) 35km
c) 40km
d) 50km
e) 45km

76) A quantidade de movimento de um corpo é dada pelo produto de sua massa por sua velocidade (Q=m.v). A partir dessa informação, determine a quantidade de movimento que a bola de futebol de massa (m) 0,45 Kg adquire ao ser chutada durante a cobrança de um pênalti . Sabe-se que a velocidade (v) atinfida é de 50 m/s
a) 2,25 Kg.m/s
b) 22,5 Kg.m/s (x)
c) 225 Kg.m/s
d) 2250 Kg.m/s
e) 22500 Kg.m/s

77) Um automóvel que vinha a 25 m/s freou e parou em 25 s. O valor em módulo, da aceleração escalar média do automóvel, durante a freada foi de:
a) zero
b) 1,0 m/s²
c) 3,0 m/s²
d) 3,6 m/s²
e) 4,0 m/s²

78) Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?

79) Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento

80) Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

81) Uma partícula move-se em linha reta, obedecendo à função horária s = -5 + 20t, no S.I. Determine:
A) a posição inicial da partícula;
B) a velocidade da partícula;
C) a posição da partícula no instante t = 5 s.

24 Comments:

At 4:13 AM, Blogger daiane said...

oie eu tenho 15 anos meu nome é daiane e eu estudo numa escola publica e no meu 1° ano aprendi mto com meu professor de fisica e comecei a me interessar pelo assunto do mundo da fisica e matematica .Bem tdo q ta sendu explicado na pagina eu ja fiz e vim aqui para rever as lições anteriores quero fazer uma faculadade de fisica ou quimica e queria saber sobre um cursinho para eu estar fazendo sobre o assunto.....mto obrigado .

 
At 3:32 PM, Blogger vanessa said...

oi eu tenho 32 anos me chamo vanessa estudo no 1 ano do segundo tenho muita dificuldade de entender fisica m r u como calcula e de entender as questões para pode resolver por favor voceis podem me ajudar.
desde de ja agradeço.

 
At 7:01 AM, Blogger gabrielnolleto said...

adorei as questões me ajudou mto nas provas..
vlw

 
At 10:07 AM, Blogger Salé said...

MUITO BOM SEU BLOG

 
At 8:54 AM, Blogger Alessandra said...

Boa tarde!
Gostei muito das questões, elas estão me ajudando a estudar para a prova!
Mas, eu gostaria de conferir meus resultados com um gabarito, é possível?

Grata,
Alessandra Sbardelati Cizeski

 
At 12:00 PM, Blogger Unknown said...

aaaaiiin *-* , muito obrigada. Estava confusa com esse assunto, mas agora sim consegui entender. Obrigada mesmo

 
At 9:26 AM, Blogger Júlia said...

tem o gabarito dessas questoes no site?

 
At 9:44 PM, Blogger carol said...

valeu mesmo, me ajudou pra caramba essas questões :*

 
At 2:39 PM, Blogger Unknown said...

meu nome é afonso 13 anos e ñ entendia nada de mru e nem mruv valew aew pelas explicações me ajudou muito

 
At 6:59 AM, Blogger Unknown said...

amr ql é o teu nome ?

 
At 3:30 AM, Blogger Handsfree said...

1 ano do segundo???
Enfim, Velocidade média é o primeiro tema da fisica, antes de escolher fazer um curso, o aconselhavel seria estudadar um pouco mais de fisica e saber se é realmente o que você, no Brasil, os alunos não gostam e não conseguem pensar (não conseguem msm) qualquer pessoa que tenha um bom raciocinio lógico se destaca dos outros alunos, seria bom perguntar sobre um curso para o seu professor.

 
At 3:31 AM, Blogger Handsfree said...

você quer.

 
At 12:58 PM, Blogger leti yasmin said...

no exercicio 20/21 tá escrito VIAJEM
"viajem" é com G!
viajar é com J ..
¬¬'
ah, mais uma coisinha, toda resposta tem que ter se é m/s, km/h, s..
como eu vou saber qual é a resposta? R:5 . 5 o q? bananas? cebolas? m/s..?
O resto tá óotemo..
brigadinha e dsclpa qlqr coisa..

 
At 3:53 PM, Blogger Handsfree said...

Eu não acho, é pra isso que existe o sistema internacional de unidades, então se o exercício não diz se é m/s ou km/h, segue a forma como as questões foram dadas.

 
At 4:19 PM, Blogger Unknown said...

Oie, meu nome é Leo, tenho 14 e to no 1º ano do E.M., no COTUCA.

uau, cara, ajudou mto msm, vlw.

+ dá pra colocar uns exercícios + complexos? eu tenho umas provas que são difíceis no COTUCA. esses ai da pra fazer de cabeça.

 
At 4:22 PM, Blogger Unknown said...

oie, to no COTUCA, 1º do E.M. e tenho 14 anos.
vlw cara, ajudou mto.
+ da pra postar uns exercicios + complexos? esses ai da pra fazer de cabeça. ´reciso treinar pra minha prova. ta aki meu e-mail, se + alguem quiser ajudar: leomonescarlate@gmail.com

 
At 2:05 PM, Blogger Unknown said...

Pedro dos Anjos..15 anos
Bom, já sabia um pouco sobre física, e ja tinha feito todos meus exercicois do livo sobre MRU e MRUV,com isso procurei na net e axei vocÊs , com essas quesões muio boas , e espero que elas me ajudem na prova..kkkk'

 
At 12:12 PM, Blogger FerNanDo Fotoblog said...

algums exercicios desse site cairam na minha prova de ensino Médio hehe,mas esse site esta me ajudando muito tambem.obrigado

 
At 7:45 PM, Blogger Dedeh said...

Nossa isso ta me ajudando um monte,vlw mesmo, tenho prova de física amanha e não sabia nada agora to entendendo bm mais...

 
At 5:47 PM, Blogger Prih_Amaral said...

Muito boa a explicaçao! foi bem útil!

 
At 10:33 AM, Blogger Stefanie said...

This comment has been removed by the author.

 
At 10:35 AM, Blogger Stefanie said...

Adorei o modo como você explicou a diferença entre MRU e MRUV, ajudou muito e tirou minhas dúvidas com relação a diferença entre eles.
Obrigada.

 
At 5:23 AM, Blogger - said...

Olá . Iniciei a Faculdade de Engenharia e tive que Vir rever esses assuntos! kkkk
Parabéns ao autor!!👏👏
Post Perfeito!!

 
At 10:45 PM, Blogger falxovaldivieso said...

Blackjack with a Live Dealer - Jtm Hub
At JTM Casino we 밀양 출장샵 provide live dealer games to 포천 출장샵 players from around 파주 출장마사지 the world. They offer you the chance to play Blackjack 안양 출장샵 live. 서산 출장샵

 

Post a Comment

<< Home